Como plantar sorgo: Dicas de cultivo, cuidados e colheita (2022)

O texto de hoje vai te ensinar o passo a passo de como plantar sorgo. Muita gente tem tido vontade de investir nesse negócio, mas existem muitas dúvidas e inseguranças sobre isso. É por isso que estou aqui!

O sorgo é um cereal produzido e consumido em diversos países, inclusive no Brasil. Apesar disso, as nossas plantações ainda não se desenvolveram da forma como deveriam, seja porque o cereal é menos conhecido ou porque os agricultores não sabem manejar a planta.

É por isso que hoje eu vou te dar algumas dicas sobre como plantar sorgo e tirar todas as suas dúvidas sobre essa planta. Só depende de você a partir de agora. Fica aqui comigo até o final desse artigo e aproveite para colocar em prática tudo que aprender.

Tenho certeza que se você realmente quiser trilhar por esse caminho e tiver disposto – de verdade – a pagar o preço com trabalho, dedicação, estudo e planejamento, você vai longe!

Características do sorgo

O sorgo, também conhecido por outros nomes, como milho-zaburro no Brasil, massambala em Angola e mapira em Moçambique, é um cereal de origem africana utilizado na alimentação humana.

Em Moçambique, por exemplo, o sorgo é um dos alimentos básicos da população, mas também é bastante consumido em outros locais, como Ásia, América Central e África.

Além de ser o quinto cereal mais produzido no mundo, o sorgo se constitui como um importante componente da alimentação animal em países como Austrália e Estados Unidos e no continente sul-americano. Seus grãos podem ser utilizados na produção de farinha para o mercado de panificação e possui outras finalidades.

(Video) Sorgo - plantio, calagem, adubação e colheita

Devido às suas características, o sorgo pode suportar grandes períodos de seca e estiagem, e isso o torna um produto que deveria ser mais bem explorado no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste do país, onde as temperaturas são elevadas. Existem quatro tipos mais comuns de sorgo: granífero, sacarino, vassoura e forrageiro.

Como plantar sorgo: Dicas que você precisa para começar!

Como plantar sorgo: Dicas de cultivo, cuidados e colheita (1)

Agora que você conhece melhor essa planta tão consumida em todo o mundo e que ainda precisa ser mais explorada no Brasil, chegou a hora de conferir algumas dicas sobre como plantar sorgo.

Por mais que alguns pontos pareçam simples, acredite: Eles influenciam diretamente todo seu negócio! Então é bom você considerar o que foi preparado para você e utilizar dessa maneira.

Seguindo essas dicas você terá mais chance de erros e evitará prejuízos e até perda de tempo – até porque tempo é dinheiro, não é mesmo?

Então vamos lá entender como plantar sorgo:

#1 – Clima e solo

Embora o sorgo seja uma planta que se adapte facilmente a diversos tipos de solo, é preferível que você escolha um local capaz de reter água de forma eficiente e com uma topografia que não seja marcada pelos declives.

(Video) SORGO: O QUE É E COMO CULTIVAR ESSE GRÃO - PROGRAMA #11 - AGRO EM FOCO TV DIGITAL - 22/04/21

Além disso, vale ressaltar que o sorgo se desenvolve melhor em regiões onde a precipitação atinge até 400 milímetros durante o período de chuvas.

#2 – Limpeza do solo

O sorgo pode ser plantado tanto manualmente como com o auxílio de maquinários. O importante é que o solo seja muito bem limpo e esteja preparado para receber as sementes.

Deve haver uma incorporação dos restos culturais do local ao solo. Para isso, você pode arar o local de plantio logo após a colheita. A fase de limpeza e preparo do solo é essencial para o desenvolvimento do sorgo, pois conserva a umidade, evita a erosão e facilita a aplicação de adubos.

#3 – Plantio

Após limpar o terreno, chegou a hora de você plantar sorgo. Para isso, abra covas rasas, nas quais serão depositadas duas ou três sementes. A distância entre as covas deve ser de 20 a 25 centímetros e entre as fileiras, de 80 centímetros.

Duas dicas valiosas sobre como plantar sorgo: utilize sementes recomendadas por especialistas e fique atento ao momento ideal para o plantio do sorgo, que é no início da estação chuvosa.

Como plantar sorgo: Dicas de cultivo

Agora eu vou te apresentar mais especificamente as dicas que estão em volta do cultivo dessa planta. Segue a mesma linha e importância das outras.

Veja abaixo:

(Video) Sorgo no Brasil - Plantio e colheita - Maritacas na Plantação

Irrigação

É certo que o sorgo é uma planta muito tolerante à escassez de água. No entanto, se você deseja alcançar uma boa produtividade, é importante aliar o plantio na época correta à técnica da irrigação, para suprir a árvore com a quantidade ideal de água e garantir, assim, o desenvolvimento saudável da planta.

Mas não basta irrigar, é preciso utilizar a técnica correta, seja ela por aspersão, por um pivô central ou por sulco. Siga as recomendações de um especialista na área e assegure que sua plantação de sorgo dê bons frutos.

Adubação

Adubar a planta é muito importante para garantir que ela receba os nutrientes necessários ao seu crescimento e desenvolvimento. Se optar pela adubação química, você deve verificar a fertilidade do solo e escolher o melhor produto. Para isso, conte com o auxílio de um profissional da área e evite prejuízos.

Agora, se você optar pela adubação orgânica, pode aplicar estrume de curral, que deve ser introduzido ao solo antes de plantar o sorgo.

Controle de pragas

Assim como acontece com qualquer planta, o sorgo está sujeito ao ataque de insetos e pragas. Dentre os principais, podemos citar a formiga cortadeira, que pode ser controlada por meio de iscas formicidas ou inseticidas aplicados diretamente no formigueiro, seja na área de cultivo ou nas regiões próximas.

Outra praga muito comum em plantações de sorgo é a lagarta elasmo, que ataca inicialmente as folhas de plantas jovens e, posteriormente, pode bloquear a árvore no solo.

Você pode realizar o tratamento das sementes com um produto chamado Furadan TS. Caso as lagartas apareçam após você já ter plantado o sorgo, utilize Diazinon ou Lorsban como curativo.

(Video) Colhendo semente do milho sorgo

Outras pragas que podem atacar a sua plantação são: mosca do sorgo, que pode ser eliminada com produtos químicos na época de floração; lagarta rosca, que pode atuar de forma simultânea à elasmo e pode ser controlada realizando-se a semeadura com o solo úmido, uma vez que elas não suportam umidade; lagarta do cartucho e pulgão.

Você deve ainda prestar atenção às ervas daninhas, aquele mato que cresce ao redor da planta e que pode prejudicar o seu desenvolvimento. Para que isso não ocorra, é recomendado que você mantenha o terreno limpo no primeiro mês após o plantio. Você pode utilizar máquinas e enxadas ou um herbicida à base de Atrazine.

É importante também que você tome cuidado para que outros animais não se alimentem do sorgo. Isso porque a planta jovem possui um elemento chamado ácido cianídrico (HCN), que pode causar um princípio de intoxicação nos bichos.

Dicas sobre a comercialização do sorgo

Como plantar sorgo: Dicas de cultivo, cuidados e colheita (2)

Além de saber como plantar sorgo, você deve estar atento às informações sobre a comercialização da planta.

Confira abaixo:

Colheita

A colheita do sorgo pode ser feita manualmente, cortando-se a planta e colocando-a para secar ao sol durante dois ou três dias. Feito isso, você deve realizar o beneficiamento dos grãos, por meio de batedura e limpeza. Se sua plantação é de grande escala, você pode contar com o auxílio de máquinas colheitadeiras.

(Video) Aula prática: Plantio de Sorgo

Armazenamento

Durante a fase de armazenamento dos grãos, é preciso tomar alguns cuidados para que não haja o aparecimento de outras pragas. Um exemplo disso são os gorgulhos, larvas que podem surgir ainda no campo. Nesse caso, você pode desinfetar as sementes antes de armazená-las, eliminando restos de folhas, grãos quebrados, insetos e terra.

Outra praga que pode afetar a qualidade final do sorgo é conhecida como traça dos cereais, pequenas lagartas que têm ação semelhante à dos gorgulhos. Por isso, a dica é que você armazene os grãos do sorgo limpos e secos, em um ambiente com umidade em torno de 13%, seja qual for o recipiente (tambores, silos metálicos, latas, sacos, paióis etc).

Comece a trabalhar para tirar a sua plantação do papel!

Se você gostou das nossas dicas sobre como plantar sorgo, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, e iniciar a sua plantação. Encare esse desafio e dê uma chance a essa planta que é pouco explorada no Brasil. A hora é agora!

FAQs

Como plantar sorgo passo a passo? ›

As sementes devem ser depositadas a uma profundidade de 2 a 3 cm. Quanto mais argiloso for o solo, menor deve ser a profundidade de semeadura. É importante atentar para deposição do adubo que deve ser posicionado a uma distância de cerca de 3 cm ao lado e abaixo das sementes, para evitar queimar as mesmas.

Qual a melhor época para plantar o sorgo? ›

O sorgo deve ser semeado entre setembro e novembro, e essa data depende de quando as chuvas começam. Além disso, é importante lembrar que ao ser plantado tardiamente, a planta do sorgo pode sofrer redução de porte. Outra consequência do plantio tardio é a menor produção de matéria seca.

Quanto tempo é o ciclo do sorgo? ›

O ciclo de vida normal do sorgo vai de 90 a 120 dias, mas, assim como sua época de plantio, varia dependendo da cultivar e do local onde é plantado.

Qual o melhor sorgo forrageiro? ›

O BRS 658 possui estabilidade de produção, tolerância à seca, baixo custo de produção e alta qualidade de forragem. Além disso, possui alta resistência ao acamamento, alta sanidade foliar, com destaque para a tolerância ao míldio (Peronosclerospora sorghi).

Quanto tempo leva para o sorgo crescer? ›

Em condições normais, a diferenciação da gema floral inicia-se 30 a 40 dias após a germinação (pode variar de 19 a mais de 70 dias). Em climas quentes, o florescimento em geral ocorre com 55 a 70 dias após a germinação (pode variar de 30 a mais de 100 dias).

Qual o tempo de colheita do sorgo? ›

Se o objetivo for pastejo e fenação, o momento mais adequado para colheita é quando a planta está com altura entre 80 e 100cm ou tenha se passado de 30 a 40 dias da semeadura. E, por fim, para utilizar o sorgo como cobertura morta, a colheita deverá ser realizada quando a planta atingir cerca de 150 cm de altura.

O que precisa para plantar sorgo? ›

O sorgo gosta solos ricos em matéria orgânica, que contam com boa drenagem, acidez corrigida, umidade média e topografia plana. Pode se adaptar a solos arenosos e argilosos. Para plantar, cultivar e colher podem ser utilizados os mesmos equipamentos de outras culturas como a soja, por exemplo.

Qual o valor da saca de sorgo? ›

Sorgo - Mercado Físico
PraçaPreço (R$/sc)Variação (%)
Média RS (Clicmercado)67,000,00
Jataí/GO (Sindicato Rural de Jataí)60,000,00
Rio Verde/GO (Comigo)60,000,00

Como se faz a colheita do sorgo? ›

Colheita manual

Quando feita manualmente pode-se colher a planta inteira, esperando-se a secagem da planta colhida para se proceder à batedura, ou então colhe-sesomente a panícula, processo mais usual, utilizando-se o facão ou outros instrumentos equiva- lentes.

Quantos quilos de sorgo para plantar um hectare? ›

Pode ser feito também com a matraca ou a plantadeira à tração animal. QUANTOS QUILOS DE SEMENTES DE SORGO SÃO NECESSÁRIOS PARA PLANTAR UM (1) HECTARE? 8 a 10 quilos.

Qual animal come sorgo? ›

Muito utilizado na alimentação de aves, suínos e ruminantes, seja como ingrediente de rações e suplementos ou como volumoso (silagem de sorgo, no caso de ruminantes), esse insumo, desde que bem trabalhado, pode trazer vantagens econômicas ao produtor.

Qual o espaçamento para o plantio de sorgo? ›

(2000) têm recomendado espaçamentos de 70 a 80 cm para o cultivo de sorgo forrageiro, como adaptação às colhedeiras utilizadas pela maioria dos produtores.

Quando adubar o sorgo? ›

Quando o sorgo for destinado à produção de forragem, a extração média é de aproximadamente 13 kg de K2O por tonelada de matéria seca produzida. A adubação nitrogenada em cobertura deve ser efetuada quando as plantas atingirem entre 30 a 40 centímetros de altura.

Quantos hectares planta um saco de sorgo? ›

As recomendações técnicas para o estande final podem variar de 140 a 170 mil plantas por hectare, conforme a cultivar, com um espaçamento entre linhas, variando de 40 a 90 cm, em função da região.

Quantos cortes dá para se fazer no sorgo? ›

Ele pode ser plantado nas águas (safra) e também no período de safrinha, geralmente em sistema de sequeiro, e permite de 2 a 3 cortes; suas panículas são abertas e há pequena produção de grãos.

Quais são as principais doenças do sorgo? ›

Dentre as doenças que afetam a cultura do sorgo no Brasil, podem ser citadas como mais importantes as seguintes: antracnose (Colletotrichum sublineolum); míldio (Peronosclerospora sorghi); helmintosporiose (Exserohilum turcicum); ferrugem (Puccinia purpurea); ergot ou doença açucarada (Claviceps africana); e podridão ...

Quantos grãos de sorgo por metro? ›

O espaçamento mais indicado é de 70 cm entre linhas, com 14 a 16 sementes por metro linear de sulco, com o objetivo de se alcançar uma população final de 140.000 a 170.000 plantas por hectare na colheita.

Quantas sacas por hectare de sorgo? ›

Segundo o produtor, o custo de produção do sorgo é de cerca de R$ 600 por hectare. A produtividade ultrapassa 80 sacas por unidade de área.

Quantos quilos de sorgo para plantar um hectare? ›

Pode ser feito também com a matraca ou a plantadeira à tração animal. QUANTOS QUILOS DE SEMENTES DE SORGO SÃO NECESSÁRIOS PARA PLANTAR UM (1) HECTARE? 8 a 10 quilos.

Qual o espaçamento do plantio de sorgo? ›

(2000) têm recomendado espaçamentos de 70 a 80 cm para o cultivo de sorgo forrageiro, como adaptação às colhedeiras utilizadas pela maioria dos produtores.

Quando adubar o sorgo? ›

Quando o sorgo for destinado à produção de forragem, a extração média é de aproximadamente 13 kg de K2O por tonelada de matéria seca produzida. A adubação nitrogenada em cobertura deve ser efetuada quando as plantas atingirem entre 30 a 40 centímetros de altura.

Qual a produção de sorgo por hectare? ›

Quando tecnicamente bem conduzida, uma lavoura de sorgo forrageira alcança produtividade média de 50 toneladas de massa verde por hectare e o segundo corte ou rebrota vem de graça para o produtor, já que pode alcançar uma média de 20 toneladas.

Videos

1. Por que dessecar o sorgo depois de colheita?
(Cultivar Online)
2. Sorgo é opção de baixo custo aos produtores
(Canal do Boi)
3. Qual é o Ponto Ideal Para Fazer Silagem de Sorgo? Ep #017
(Dica do Agrônomo - Suporte Rural)
4. SORGO PARA ENSILAGEM
(Fabio Martins Oliveira - Engenheiro Agrônomo)
5. COLHEITA DE SORGO SAFRINHA, ATÉ 120 sc/ha 🤠🤠🤠
(CLENIO BATOLI)
6. Cultivo de sorgo na safra 21/22
(Sucesso no Campo)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Msgr. Refugio Daniel

Last Updated: 01/06/2023

Views: 5493

Rating: 4.3 / 5 (54 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Refugio Daniel

Birthday: 1999-09-15

Address: 8416 Beatty Center, Derekfort, VA 72092-0500

Phone: +6838967160603

Job: Mining Executive

Hobby: Woodworking, Knitting, Fishing, Coffee roasting, Kayaking, Horseback riding, Kite flying

Introduction: My name is Msgr. Refugio Daniel, I am a fine, precious, encouraging, calm, glamorous, vivacious, friendly person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.