tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (2022)

O sorgo é uma forragem, alimento e cultura industrial com grande potencial. Além de despretensiosa, a planta tem alto rendimento e muitas propriedades úteis, por isso é utilizada em qualquer lugar. A demanda estável por sorgo está forçando os agricultores bem-sucedidos e iniciantes a prestarem muita atenção a ela.

O conteúdo do artigo

  • O que é sorgo
    • Quais são as características de seu cultivo
  • Espécie de sorgo
  • Regras de rotação de culturas para o cultivo de sorgo
  • Treinamento
  • Aterrissagem
    • Tâmaras de semeadura
    • Taxa de semeadura
    • Instruções de semeadura
  • Mais cuidados
    • Controle de doenças e pragas
  • Colheita e armazenamento
    • Produtividade de 1 hectare
  • Mecanização de cultivo integrado
  • Conclusão

O que é sorgo

O sorgo é uma cultura de grãos multiuso. Tem um sistema radicular poderoso - as raízes secundárias aparecem na altura do crescimento de três folhas. No estágio de 5-6 folhas, a planta dá origem a novos brotos, e em 7-8, o crescimento intensivo do caule começa, que diminui no momento em que a panícula emerge.

O período de floração da corola é de 7 a 10 dias. Uma panícula contém uma flor feminina e duas flores masculinas. O fruto é coberto por grãos brancos, amarelos, marrons, de tamanho pequeno, leitosos.

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (1)

Ao cultivar safras, as fazendas líderes recebem:

  • grãos de alta qualidade para a preparação de misturas de rações para animais de fazenda, incluindo aves e gado;
  • massa verde para o preparo de rações peletizadas durante a colheita na fase de maturação da cera leitosa;
  • criar pastagens de um ano, já que a massa verde-açucareira é utilizada para a colheita de silagem, silagem silvestre;
  • para obtenção de xarope de açúcar com teor de açúcar de até 15-20%;
  • grãos de alta qualidade para alimentar pessoas com intolerância ao glúten;
  • como uma cultura técnica para fazer vassouras e escovas.

Quando cortado, o pedúnculo do sorgo não para de crescer e volta a crescer - dá consequências. A maior quantidade de massa verde é produzida por híbridos de sorgo-sudanês e variedades de açúcar.

Quais são as características de seu cultivo

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (2)

(Video) GEAU UNIMAR - Cultivo de amendoim: novas tecnologias da semeadura a colheita

Pertence às plantas mais termofílicas e resistentes ao calor do segundo grupo de pães, o que não é surpreendente. O Nordeste da África é considerado a pátria. Hoje, a maior parte do sorgo é produzida por agricultores das regiões áridas dos EUA, México, Nigéria e Índia.

A cultura é recomendada para cultivo por agricultores nacionais nas regiões sul e sudeste da Rússia. A alta tolerância à seca e pouco exigente para a composição qualitativa do solo o torna um substituto universal para milho, cevada e outros tipos de grãos cultivados para silagem.

Em uma nota! O sorgo é cultivado atualmente em 85 países do mundo, em todos os continentes habitados.

Espécie de sorgo

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (3)

Dependendo do uso econômico pretendido, quatro tipos de sorgo cultivado são distinguidos:

  1. Vassoura com alma seca, branca, sem haste, 160-270 cm de altura, utilizada na fabricação de vassouras (até 5000 peças por hectare). O grão é difícil de quebrar, adequado para forrageamento.
  2. Erva herbácea ou sudanesa 2-2,4 m de altura, com forte arbusto (até 15-16 hastes por planta). O núcleo do caule é semi-seco ou suculento, o grão é alongado, oblongo. Usado para produzir ração verde para animais de estimação.
  3. Açúcar com caules muito sumarentos e maior arbusto, até 3 m de altura Grão mal esfarelado. É usado para obter açúcar, melaço, etanol, biogás, massa verde, grânulos de silagem, farinha de grama.
  4. Cereal com baixo, cerca de 80-90 cm, caule e uma panícula bem granulada de até 35 cm de comprimento. É dividido em semente amarela e semente branca. O grão desmorona bem.Adequado para colher cereais, forragear, fazer mono-ração. A massa de folhas é usada para assentar a última silagem.

Cada espécie difere em suas características morfológicas e propriedades biológicas e possui sua própria tecnologia de cultivo. Em geral, a técnica de cultivo é semelhante à técnica de cultivo do painço.

Regras de rotação de culturas para o cultivo de sorgo

Como qualquer safra de grãos, o sorgo é muito exigente com seus predecessores. Esta característica se deve ao longo período de crescimento de qualquer espécie. Nos primeiros 30-35 dias, as mudas da cultura são fracamente competitivas em relação às ervas daninhas.

Como mostra a prática do maior exportador de sorgo, os EUA, a safra dá os melhores rendimentos depois das leguminosas, principalmente da soja, do feijão. Para a semeadura do sorgo, os campos também são escolhidos após as hortaliças e oleaginosas (mostarda, repolho, batata cedo, abobrinha e outros). Não é recomendável plantar uma safra depois do girassol, capim sudanês.

Na verdade, o sorgo ocupa o mesmo lugar na rotação de culturas que o milho, após o qual todos os cereais crescem bem. A explicação para isso é simples - seu forte sistema radicular solta intensamente o solo e permite que os grãos enraízem livremente até a profundidade desejada.

(Video) 🟡Sistema de Produção: Rotação versus Sucessão de Culturas

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (4)

Treinamento

A principal exigência das parcelas para a semeadura do sorgo são os altos níveis de umidade acumulada e a ausência de ervas daninhas. A gradagem no início da primavera é considerada o método mais eficaz de criar tais condições.

O principal requisito para a tecnologia de cultivo é a criação de uma sementeira densa, que garanta uma germinação uniforme.

A semeadura é realizada com sementes condicionadas após tratamento com preparações de Baytan ou Vitavax na proporção de 2 kg da preparação por tonelada de grão para proteção contra fungos e outras doenças.

Aterrissagem

Os melhores resultados no cultivo de uma safra são alcançados com a aração profunda da área no inverno.

O número de medidas de pré-semeadura obrigatórias inclui o tratamento do solo com preparações à base de glifosfato na proporção de 2 l / ha para o controle de ervas daninhas.

Tâmaras de semeadura

O sorgo é uma cultura que exige muito calor. Quando semeadas em solo insuficientemente aquecido, as sementes apodrecem e não germinam.

O plantio é realizado quando a camada de sementes com cerca de 5-6 cm de espessura aquece completamente a uma temperatura de 12-14 ° C. Aproximadamente - a primeira ou segunda década de maio em áreas irrigadas, meados de abril em áreas não irrigadas.

Taxa de semeadura

Os melhores rendimentos são alcançados semeando a uma profundidade de 5-7 cm e espaçamento entre linhas de 50-55 cm. Nessas condições, a taxa de semeadura é de 14-15 kg de grãos por hectare com uma densidade esperada de 155-160 mil plantas por hectare.

(Video) Modelagem de cultivos agrícolas aplicados ao planejamento e tomada de decisão

Instruções de semeadura

A semeadura inclui etapas obrigatórias:

  1. Introdução simultânea de diammophoska junto com o plantio de sementes. Imediatamente após a semeadura, um herbicida do tipo "Primextra TZ Gold 500" é injetado a uma taxa de 4,5 l / ha, desde que o antídoto "Conceito 3" seja pré-semeado (de acordo com as instruções).
  2. Embalagem de rolo para cobertura do solo.
  3. Gradagem pré-emergência com gradagem média após cinco dias para destruir 60-70% das ervas daninhas.

Mais cuidados

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (5)

O maior desafio que os agricultores enfrentam ao cultivar sorgo é o controle de ervas daninhas. Como todos os pães de milheto, o sorgo é caracterizado por um estágio de vegetação prolongado e é suprimido por ervas daninhas em 4-5 semanas após o aparecimento dos primeiros brotos.

Com uma designação clara das linhas, o cultivo entre linhas é realizado a uma profundidade de 10-12 cm, após 20-22 dias - a uma profundidade de 8-10 cm, após 45-50 dias - a uma profundidade de 6-8 cm.

O sorgo se distingue por um alto grau de resposta a fertilizantes orgânicos e minerais. Na primavera, na semeadura, aplica-se 10-20 t / ha de esterco com gota na lateral das sementes. A maioria dos fertilizantes minerais é aplicada para a aração de outono, mas 10-15 kg / ha de fósforo na forma de superfosfato granular é deixado para ser adicionado às linhas durante a semeadura.

Controle de doenças e pragas

A praga mais perigosa do sorgo na Federação Russa é o pulgão dos cereais.Para o controle de insetos, os inseticidas "BI-58 Novy" são usados ​​- 1 l / ha, "Nurel D" - 0,7 l / ha, "Karate Zeon" - 0,2 l / ha com uma taxa de consumo.

O grão de sorgo Fusarium contendo micotoxinas em grandes quantidades é absolutamente inadequado. Para prevenir a infecção por fungos, a semente é necessariamente tratada antes da semeadura com Vitavax ou Baytan, e os restos remanescentes são destruídos em tempo hábil.

Colheita e armazenamento

tecnologia de cultivo da semeadura à colheita, taxas de semeadura, rendimento por hectare, foto, mecanização complexa do cultivo (6)

O agricultor enfrenta os maiores riscos na colheita do sorgo grão durante o período de chuvas repentinas e prolongadas devido ao risco de desintegração e apodrecimento da safra.

(Video) Semeadura de precisão

O momento da coleta de sorgo depende diretamente de seu tipo e finalidade:

  1. O sorgo para grão é colhido em setembro - quando atinge a maturação total pelo método de combinação direta a uma velocidade de 500-600 rotações de tambor por minuto.
  2. O sorgo granada é colhido no final de agosto - no final da fase de maturação cerosa do grão, a parte superior é cortada a uma altura de 60-65 cm e, em seguida, o grão é penteado.
  3. O sorgo para a massa verde é colhido na hora do lançamento da panícula, antes que os caules fiquem grossos - dos primeiros dias de julho até o final de agosto. Em média, 2-3 cortes de massa verde são obtidos por temporada com um intervalo de 40-45 dias.

Durante todo o período de armazenamento do sorgo, é importante fornecer ventilação constante do grão para evitar a umidade. A ventilação é feita a partir do momento em que a temperatura média do ar no hangar por três dias fica 5 a 8 ° C abaixo da temperatura da massa de grãos.

Produtividade de 1 hectare

Em regiões áridas, a produção esperada de sorgo para grãos - 2,5-3,5 t / ha - é plenamente realizada em condições não irrigadas.

Mecanização de cultivo integrado

A semeadura do sorgo com a tecnologia No-Till é realizada com uma semeadora Boss Ag com a introdução simultânea de amônia.

A semeadura do sorgo é realizada com semeadora de grãos ou linha, como a "John Deere", com largura de trabalho de 3 me velocidade de semeadura prevista de 8-9 km / h, com cultivo de tecnologia tradicional.

Após a germinação, a gradagem é realizada apenas com grades leves ZBP-06 ou malha especial BS-2, ou arame BP-5.4, BPN-4.2 ou ZBPN-4.

Para eliminar a crosta após fortes chuvas, são utilizadas enxadas giratórias ZMB-2.1, MB-2.8 ou MVN-2.8.

O sorgo é colhido usando um coletor de grãos com uma barra de corte rígida ou um coletor para safras em linha.

Conclusão

Com custos mínimos de fertilização e cultivo do solo, o sorgo permite que você colete safras consistentemente altas. A cultura merece a maior atenção das fazendas da Federação Russa localizadas em regiões quentes e áridas.

(Video) Webinar - Ferramentas da Agricultura de Precisão para gestão da variabilidade das lavouras

O sorgo tem uma ampla gama de usos, desde o uso como forragem até como alimento. Isso significa que a demanda por produtos crescerá de forma constante nos próximos anos.

Videos

1. MECANIZAÇÃO, AGRICULTURA DE PRECISÃO, AGRICULTURA DIGITAL E O ENG. AGRÍCOLA E AMBIENTAL –
(Eng.agricolabr)
2. DAAGF - Palestra virtual: Agricultura de precisão - qualidade de plantio
(Diretório Acadêmico de Agronomia)
3. Técnicas de cultivo e período de produção das cultivares de Açaí BRS-Pará e BRS Pai d’égua
(Simpósio e Dia de Campo do Cultivo de Açaí)
4. Aula VII Olericultura Cultivo Cenoura
(Rodrigo Fernandes)
5. CULTIVO DE ALHO E CEBOLA
(Paracatu Rural)
6. Inteligência Artificial Aplicada à Colheita Mecanizada
(Maciel Ícaro S. Costa)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Duncan Muller

Last Updated: 09/12/2022

Views: 5851

Rating: 4.9 / 5 (59 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duncan Muller

Birthday: 1997-01-13

Address: Apt. 505 914 Phillip Crossroad, O'Konborough, NV 62411

Phone: +8555305800947

Job: Construction Agent

Hobby: Shopping, Table tennis, Snowboarding, Rafting, Motor sports, Homebrewing, Taxidermy

Introduction: My name is Duncan Muller, I am a enchanting, good, gentle, modern, tasty, nice, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.